HISTÓRICO DO PATRONO
João Nogueira Lotufo nasceu em 25/06/1910 em Botucatu, São Paulo. Filho de Francisco Lotufo e Amazilia Nogueira Lotufo, fez seu estudo de Primeiro e Segundo Grau em Botucatu.
Foi morar no Rio de Janeiro para fazer curso de Comércio e começou a trabalhar na ACM (Associação Brasileira de Moços). Em 1932, foi para Montevidéu (Uruguai), fazer curso de Diretor de Educação Física e Secretário no Instituto Técnico da ACM, Escola Continental. Graduou-se em 1934 obtendo o Título de Salva Vidas “Sênior”.
Voltou para o Rio de Janeiro, assumindo o cargo de Diretor de Atividades Aquáticas e Bola ao Cesto de 1935 a 1936. Casou-se com Maria José Machado Lotufo em 14/11/1936 no Rio de Janeiro. Transferiu-se para a ACM de São Paulo em 1937, assumindo o Cargo de Diretor de Educação Física. Foi Vice-Presidente da Federação Mundial das Associações de Secretários e Presidente da Adephia Associação Continental de Secretários da ACM de 1936 a 1965.
Participou na Conferência sobre a ACM e Educação Física no Brasil, no Uruguai, Argentina, França, Portugal, Suíça, Itália e Japão. Foi membro do Rotary Clube de São Paulo, onde exerceu a Presidência da Subcomissão de Atividades Pró Juventude, Diretor Presidente da Comissão de Serviços Internacionais, Delegado da Conferência e Membro da Subcomissão de Assistência Social.
Em 08/11/1976, recebeu o Título de Cidadão Paulistano em sessão solene na Câmara Municipal de São Paulo. Faleceu em 26/09/1981. Escreveu as seguintes obras: Ensinando a Nadar, premiado pelo MEC, Bola ao Cesto-Regras, Interpretação e Comentários, Bola ao Cesto–Técnica, Calistenia–Construção para o curso de aperfeiçoamento de Professores de Educação Física, Calistenia-Ginástica e Saúde para todos e Voleibol-Regra–Comentários e Técnicas